Nossa Turma

Nossa Turma

quinta-feira, 24 de março de 2011

Álbum Seriado: Apresentação dos Recursos Didáticos Elaborados

O Álbum Seriado é um recurso didático que auxilia o professor numa perspectiva de uma aula bem organizada, é uma coleção de folhas organizadas que contém gravuras, textos, gráficos e etc.


Para que serve? Para abordar temas gerais, em divisão em partes, enriquecer a aula expositiva, apresentar dados elaborados e organizados em sequência e sistematizar o assunto.


Vantagens:  Apresenta a aula de maneira organizada e dirigida sem dar margem a dispersões ou confusões, concentra a atenção do aluno, cria expectativas nos outros tópicos seguintes, fixa os tópicos essenciais, ajuda os alunos a visualisar melhor as ideias através de ilustrações.  


Como elaborar? Definir o tema e estabelecer os pontos principais, fazer um rascunho de como pode ficar o álbum com todos os elementos para servir de guia para a construção do álbum definitivo que deve ter um tamanho suficientemente grande para ser visto por todos, onde pode se usar fotos ou desenhos de revistas, jornais ou calendários, as letras devem ser grandes para destacar os títulos e um pouco menores para destacar os subtítulos e utilizar um tripé para segurar o álbum servindo para um melhor manuseio do mesmo.


Como utilizá-lo? Localizá-lo para que todos possam vê-lo e virar as folhas à medida que forem desenvolvidos os tópicos criando expectativas para os próximos. (PILETTI, Claudino. Didática Geral. Série Educação. 23 ed. São Paulo: Editora Àtica, 2006).


Apresentação do Álbum Seriado
Grupo: Ednalva Virgínio da Silva
              Géssica Vicencia Bendito
Turma: 2008.2       Letras-Noturno
Disciplina: Oficina de Elaboração de Recursos Didáticos
Professora: Patrícia   
Conteúdo: Plural of Nouns (Plural dos Substantivos)
                   Colors (Cores)
                   Seasons of the year (Estações do Ano)
Objetivos: Mostrar como usar um álbum seriado;
                  Exemplificar através de um modelo o uso dos conteúdos.
Metodologia: Aula explicativa e expositiva sobre o álbum seriado.
Público Alvo do conteúdo: 6º e 7º ano do ensino fundamental II.
Público apresentado o trabalho: 3º ano do Curso de Letras da UEPB.
Vantagens do álbum mostrado: A mesma apontada no texto acima.
Desvantagens: Não poderá ser usado em toda a aula do professor porque se torna cansativo;
                         Não é um material permanente ou seja para cada conteúdo é necessário um;
                         Sua confecção requer uma habilidade criativa, um tempo maior que os outros recursos e tem um custo maior de seus materiais para a confecção.


O trabalho apresentado foi uma simulação de como utilizar um álbum seriado nas turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental II, o que ele é, e suas vantagens e desvantagens.
          


4 comentários: