Nossa Turma

Nossa Turma

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Jogo do Quebra-Cabeça


Trabalho apresentado por: Djailma Oliveira e Leonardo Bezerra

Passo a Passo do Quebra-cabeça
(Complete a frase)

Objetivo: Desenvolver a mente, desafiar os alunos a montar o assunto proposto do jogo.


Materiais:
Ø Tesoura;
Ø Caixa de sapato;
Ø Cola branca;
Ø Tesoura;
Ø Imagem (fotografia, desenho, imagem de revista ou jornal).


Passo a Passo:
Escolher uma imagem qualquer. Uma fotografia, desenho, imagem de revista ou jornal ou qualquer outro tipo de ilustração. Neste caso foi escolhido frases em inglês, para que depois de recortadas os alunos consigam monta-las da forma correta. Depois de escolher a imagem, recorta-la e fixa-la com cola na caixa de sapato. Após colar a imagem na caixa de sapato, deve-se esperar até que fique totalmente seco. Em seguida pegar a tesoura e começar a recortar a imagem já fixada.
Após de ter recortado todo o quebra-cabeça o professor vai levar o quebra-cabeça para a sala de aula, em seguida vai embaralhar todas as peças e pedir aos alunos que conectem as peças do jogo até que formem as frases em inglês.









Jogo do Encaixe

Trabalho apresentado por: Djailma Oliveira e Leonardo Bezerra

Passo a Passo do Jogo do Encaixe

Objetivo: Fazer com que os alunos desenvolvam sua capacidade de organização e compreensão do assunto.


Materiais:
Ø Caixas de fósforo médias;
Ø Papel camurça;
Ø Cola branca;
Ø Tesoura.



Passo a Passo:
Para este jogo foi utilizado o nome das cores em inglês e nomes das partes do corpo humano para o desenvolvimento desta atividade.  Após digitar e imprimir todos os nomes foram feitas colunas com as caixas de fósforos e coladas umas nas outras, até que ficassem bem firmes e uniformes. O próximo passo foi cobrir as caixas com o papel camurça, onde o mesmo também foi colado. Depois de ter coberto todas as colunas das caixas com o papel camurça, os nomes das cores em inglês e partes do corpo humano foram recortadas uniformemente e coladas individualmente em cada caixa em ambos os lados. O ultimo passo é falar aos alunos que organizem os nomes adequadamente de ambos os lados.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

JOGO DE BOLICHE.

Trabalho apresentado por: Lúcia Alexandre Ferreira
Dia: 28/05/2011.
Na disciplina: Oficina e elaboração
 de recursos didáticos.


OBJETIVO:
Estimular a reutilização de materias, que geralmente vão direto para o lixo. Como exemplo: a garafa pet.
Estimula a interação e trabalha com o raciocínio do aluno.



MATERIAS UTILIZADOS PARA CONFECCIONAR O JOGO.
10 Garafas pet 2 litros com tampas.
Folhas de cartolina guache de várias cores.
Papel ofício para os números.
Tesoura e cola branca para confeccionar as garafas.
2 Meias
Papel amassado e fita crepe para confeccionar as bolas.


PÚBLICO ALVO.
Alunos do ensino fundamental do 5ºe 6º ano.


 ASSUNTO:
As cores e os números em inglês.


Antes de começar a aula dando o assunto desejado seria interessante fazer uma esplanação da importância da reciclagem,
 o que seria necessario para implantar os três Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.


terça-feira, 10 de maio de 2011

Jogo de raciocínio lógico e matemático



Trabalho apresentado por Mirian do Espirito Santo em 28/04/2011.









Esse jogo é ideal para crianças maiores de 6 anos. Mas, nada impede de se trabalhar com todas as modalidades e idades, dependendo do tipo de conteúdo a ser abordado e da intenção do professor de acordo com o  objetivo que deseja alcançar com a participação do alunado. E o mais importante é que esse jogo pode ser usado também nas diversas áreas do conhecimento. Trata-se de se trabalhar com ele a interdisciplinaridade, quando usado de forma lúdica e adequada. Não esquecendo que exige do usuário muita paciência e raciocínio estratégico, percebendo-se que é um sucesso no trabalho de concentração da criança.