Nossa Turma

Nossa Turma

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Samuel Mendes

Olá Pessoal,

Apresentei dois recursos muito conhecidos no universo escolar na Uepb, para minha turma 200.2 de Inglês, falei sobre o Flanelógrafo e sobre os Fantoches.

Sobre o Flanelógrafo:
>>É um excelente recurso que une as funções verbais e visuais, com a praticidade de poder abordar diversos assuntos assim sendo disponibilizado as imagens.
>>Leva tempo p/ ser feito mas vale a pena porque é um recurso perpétuo na sala de aula, por isso continua sendo muito utilizado no fundamental menor.

Sobre os Fantoches:
>>É um contador de histórias muito prestativo, podendo acompanhar o professor diariamente, chama muito a atenção e desperta muita curiosidade.
>>Também leva tempo para ser feito, mas pod ser utilizado várias vezes.

 Maiores informações no meu blog: samuelherrero.blogspot.com


Atenciosamente
Samuel Mendes

terça-feira, 12 de abril de 2011

Recurso Didático: Quadro de pregas

RECURSO DIDÁTICO: QUADRO DE PREGAS
 
No dia 21 de Março de 2011, eu Aparecida Lima Santana fiz uma pequena demonstração em sala de aula com um Recurso Didático Quadro de Pregas. Esse recurso pode ser utilizado em diversas fases do ensino e o Professor pode inserir o assunto e explicar de maneira clara e objetiva. No meu caso, o assunto abordado foi os  Pronomes Pessoais em Inglês (Personal Pronouns). Fica aqui o meu registro sobre a demonstração em sala de aula.


Vantagens: é um método prático chama a atenção dos alunos.

Desvantagens: é um método muito trabalhoso e não é fácil de confeccionar.

 Público- Alvo: 6º ano de Ensino Fundamental.
                                                        Minha Apresentação

                                                           Quadro de Pregas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Painel Didático e Normógrafo - Recurso de Ensino


Trabalho apresentado por:

Cristiane Costa da Silva
Marcela Menezes Nunes Freire


PAINEL DIDÁTICO


São conhecidos como painéis didáticos os chamados murais escolares, que podem ser usados para diversos fins. Eles geralmente são bem criativos e coloridos para que assim atraíam a atenção das pessoas, principalmente das crianças.


Exemplos:
Murais de avisos;
Aniversariantes do mês;
Quadro de avisos;
Ajudante do dia;
Entre outras atividades.

Vantagens:

São muito vantajosos pois tem uma durabilidade longa e dependendo do material com o qual forem confeccionados podem ser reutilizados para outras aulas. E além de tudo deixam a sala de aula mais colorida e decorada.


Desvantagens:

São trabalhosos para confeccionar e as vezes levam um bom tempo, então quando você for confeccionar um deve se programar para fazê-lo um ou dois dias antes da data prevista.


NORMÓGRAFO


É um material utilizado como molde de letras, números, figuras geométricas, desenhos e outros. Em nosso trabalho o utilizamos na confecção dos nomes dos numerais em inglês (the numbers).


Vantagens:

É muito vantajoso para as pessoas que não tem uma boa caligrafia, pois permite que a escrita fique padronizada.


Desvantagens:

É muito trabalhoso principalmente se for para textos ou trabalhos muito grandes, devido que a confecção tem que ser feita letra por letra.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Recursos didáticos: Cartaz.


O cartaz nada mais é que uma cartolina ou folha de papel contendo uma ou mais ilustrações e uma mensagem, ele é também um meio de comunicação de massa de natureza visual cuja finalidade é anunciar os mais diversos tipos de mensagens. Como exemplos temos: Mensagens comerciais, políticas, religiosas, educativas, de utilidade pública etc.

O cartaz é formado do texto + mensagem e deve conter um único tema, deve ser colorido e o texto não deve ultrapassar 10 ou 20 palavras, deve ser exposto à visão de todos.

O estilo da letra do cartaz deve ser simples e fácil de ser lida. Usar apenas um tipo de letra, nunca misturar letras de estilo diferentes, não fazer letras muito pequenas, o tamanho das letras deve ser proporcional à distância da qual o cartaz será lido.

Utilidade do cartaz:

Serve para comunicar sugestões, recomendações e informações, despertar o interesse por determinado assunto, dar destaque a comemorações, acontecimentos importantes, datas cívicas etc.

Vantagens do cartaz:

Despertam a atenção do aluno, são facilmente confeccionados, apresentam custo baixo, podem ser confeccionados pelos próprios alunos, servindo assim como fator de desenvolvimento da criatividade e estimular o trabalho da equipe.


Desvantagens:

O local de conservação do cartaz é muito difícil, pois ele se suja com muita facilidade.

A utilização do cartaz em sala de aula é muito limitada e tem como objetivo apenas informar e motivar os alunos, por isso além do cartaz se utiliza outros recursos para melhorar e auxiliar a aula.

Assunto apresentado em sala: The hours.
Público alvo: Turmas do 6º a 7º ano.
Trabalho apresentado por: Lúcia Alexandre